Blog Projeto Redação

8 dicas sobre como fazer uma boa redação para concurso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A gente sabe que nem todo concurso público exige uma produção textual. Contudo, vale a pena entender como fazer uma boa redação para concurso, afinal, ela pode ser decisiva em alguns casos. 

Pensando nisso, separamos 8 dicas de redação para você mandar bem nas provas. Siga a leitura até o final para descobrir cada uma delas!

Como fazer uma boa redação para concurso

Para muitas pessoas, a produção textual é uma tarefa bem complicada. Algumas têm dificuldade para compreender a proposta de redação e iniciar o texto; outras, para escrever uma boa conclusão. 

Se você é uma delas, não se preocupe! Apesar de não existir uma fórmula mágica sobre como fazer uma boa redação para concurso, existem dicas que podem te ajudar! Confira a seguir: 

1. Conheça as exigências da banca organizadora

Nossa primeira dica sobre como escrever uma boa redação para concurso é conhecer as exigências da banca organizadora. Essa dica é muito importante para você entender os critérios avaliativos usados na hora da correção.

Cada banca segue um tipo de avaliação, mas alguns critérios sempre são utilizados, como adequação à norma padrão da língua portuguesa. Nesse sentido, você precisa obedecer às regras gramaticais do português e não pode utilizar gírias e marcas de oralidade. 

Para mandar bem no quesito “gramática”, é importante potencializar seus estudos sobre conjugação e tempo verbal, conectores e pronomes, concordância, regência, acentuação gráfica, pontuação etc

Mas não se engane: a melhor forma de entender todas as exigências da banca é lendo o edital. Além de orientações sobre a obrigatoriedade da linguagem formal, você vai descobrir qual o gênero textual cobrado no concurso, entre outras coisas. Tudo isso é muito importante para você entender o que fazer e o que não fazer na sua produção textual! 

2. Entenda a estrutura do gênero textual cobrado

Como mencionamos, você precisa ler o edital do concurso para entender a estrutura do gênero textual cobrado

O modelo de redação mais comum em concursos públicos é o dissertativo-argumentativo, que apresenta mais ou menos quatro parágrafos. Afinal, esse gênero textual exige a reflexão sobre vários temas importantes para a sociedade. 

Para escrever um bom texto dissertativo-argumentativo, você precisa compor uma redação com introdução, desenvolvimento e conclusão

A introdução serve para apresentar o tema proposto pela banca e a sua opinião sobre ele. Já o desenvolvimento necessita de argumentos para convencer o leitor sobre o seu ponto de vista. Por fim, temos a conclusão, que representa o fechamento do texto.

3. Esteja atualizado

Nossa próxima dica é para você se manter atualizado. Para discorrer sobre os mais variados assuntos, você precisa ter conhecimento sobre eles, certo?

O segredo é acompanhar as principais notícias nacionais e internacionais, já que a proposta de redação sempre envolve uma temática que está em pauta na sociedade. Alguns assuntos que podem aparecer na sua prova são: 

  • educação;
  • tecnologia;
  • saúde;
  • inclusão;
  • direitos humanos;
  • meio ambiente.

Para se informar sobre todos eles, é importante conferir jornais, revistas, sites, artigos etc. Além de te ajudar a compreender diferentes pautas, a leitura é essencial para você aprimorar suas habilidades de interpretação e escrita. 

Estudar para a prova de atualidades e conhecimentos gerais, que são cobradas em muitos concursos, também é uma ótima forma de compreender as discussões do momento. Quando você estiver estudando, preste muita atenção aos assuntos que mais aparecem!

4. Reflita sobre o tema proposto 

A próxima dica sobre como fazer uma boa redação para concurso é refletir sobre o tema proposto. Para tanto, você pode fazer perguntas sobre ele e deixar suas ideias fluírem. 

Outra coisa que pode te ajudar a interpretar a proposta da banca é ter o hábito de leitura. Essa prática ajuda a decodificar e assimilar ideias com mais facilidade, o que é essencial para aprimorar a nossa capacidade de interpretação. Fora que o hábito de leitura melhora muito a escrita, né? 

Pratique com 848 exercícios de interpretação de texto para mandar bem nos vestibulares e concursos!

5. Anote ideias sobre o tema 

A quinta dica para te ajudar na redação é anotar ideias sobre o tema proposto pela banca. Não tenha medo de colocá-las no papel! Esse é o melhor caminho para organizar seus pensamentos e otimizar a produção textual. 

Nessa etapa, você precisa anotar possíveis argumentos e a tese que será defendida ao longo do texto. Anote todas as ideias que você tiver, ok? Do contrário, você pode deixar algumas delas escaparem.

6. Faça um esboço

Outra dica de como fazer uma boa redação para concurso é fazer um esboço. Antes de começar a produção oficial, além de anotar suas ideias, você precisa planejar a estrutura e organizar as partes do texto. Dessa forma, é possível construir uma base para sua produção final.

7. Revise o que escreveu

Após terminar o esboço, é hora de revisar o que escreveu. Se possível, dê um tempo entre a finalização do esboço e a revisão do texto. Ao voltar sua atenção para a redação depois de um certo tempo, você terá mais facilidade para perceber se há algum erro nela. 

8. Pratique redação

Nossa última dica para você é: pratique redação. Você pode fazer isso com o apoio de plataformas online, como o Projeto Redação, que oferece feedbacks completos sobre o seu texto para te ajudar nos estudos. 

A prática de redação é a melhor forma que existe para você se acostumar com a estrutura textual que será exigida pela banca organizadora. Além de aprimorar sua escrita no que diz respeito às exigências da norma culta padrão. 

Ah, antes que a gente se esqueça, aqui está mais uma sugestão: cronometre seu tempo! Nos concursos públicos, você terá mais ou menos uma hora para produzir seu texto. Por isso, é importante se acostumar com o tempo disponível para se organizar da melhor forma possível, sem comprometer as outras partes do exame. 

E aí, gostou das nossas dicas sobre como fazer uma boa redação para concurso? Se você curtiu e já quer colocar tudo que aprendeu em prática, confira os planos de correção do Projeto Redação! Bons estudos! 

Quer melhorar a sua produção textual para concursos?

Utilize o cupom CONCURSEIRO e receba 15% de desconto nos planos do Projeto Redação!

Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino. Gosta de fazer tudo ouvindo música.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000