Blog Projeto Redação

9 dicas sobre como fazer uma boa proposta de intervenção

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Como você já deve saber, o Enem possui cinco competências avaliativas para a redação que valem 200 pontos cada. Assim, entender como fazer uma boa proposta de intervenção é muito importante, pois ela é uma das exigências da competência V e, quando não é feita corretamente, pode haver a penalização de 200 pontos na sua nota. 

No entanto, além do Enem, a proposta de intervenção pode ser cobrada em diversos outros vestibulares que cobram gêneros argumentativos

E aí, quer aprender como fazer uma boa proposta de intervenção? Leia o artigo até o final e conheça 9 dicas que selecionamos para você!

1. Conheça os elementos exigidos

A primeira coisa que você deve conhecer para saber como fazer uma boa proposta de intervenção são os elementos necessários. São eles: 

  • Agentes: São responsáveis por colocar a proposta em prática. Logo, é quem será responsabilizado por ela;
  • Meios:  São as formas de realização da proposta e como ela entrará em vigor;
  • Finalidade: É o propósito da proposta e está ligado ao final.

Então não se esqueça de nenhum desses elementos, ok? 

2. Use GOMIFES

Ainda pensando na dica anterior, os agentes são sempre motivos de muita dúvida quando pensamos em como fazer uma boa proposta de intervenção. Isso acontece, pois eles são os responsáveis pela ação que será proposta. Para diversificar e fugir do clichê, você pode usar GOMIFES, que é uma sigla que ajuda a memorizar 7 agentes: 

  1. Governo;
  2. ONGs – Organizações não governamentais;
  3. Mídia;
  4. Iniciativas privadas ou indivíduo;
  5. Família;
  6. Escola;
  7. Sociedade.

3. Abranja todos os problemas que foram apresentados 

Durante os textos dissertativo-argumentativos você deve problematizar questões e provar seu ponto de vista. Ao pensar em como fazer uma boa proposta de intervenção, você deve sempre resolver tudo que foi problematizado. Assim, você pode fazer uma proposta que abranja todos os seus argumentos, ou várias proposições diferentes. 

Mas tome cuidado, você deve se lembrar que tem um espaço limitado. Portanto, deve englobar os argumentos de forma efetiva e sintetizada. 

4. Detalhe a proposta

Além dos elementos citados anteriormente, que são “agente”, “meio” e “finalidade”, outro mecanismo muito importante quando estudamos sobre como fazer uma boa proposta de intervenção é o detalhamento. 

Para detalhar sua proposta, você deve descrever cada um dos elementos apresentados na sua intervenção.

5. Respeite os Direitos Humanos

Outra coisa a se pensar sobre como fazer uma boa proposta de intervenção é respeitar sempre os Direitos Humanos.

Essa é uma exigência da competência V do Enem e, caso ela seja desrespeitada, você corre o risco de perder 200 pontos da redação, o que corresponde a 20% da sua nota final. 

6. Seja realista

Apesar de você não precisar resolver por completo todas as proposições, você deve lembrar sempre de propor apenas coisas que são possíveis. Não adianta nada fazer uma boa estrutura e aplicar intervenções impossíveis. Isso pode gerar uma penalização na sua nota, então sempre pense em ações viáveis. 

7. Não se preocupe em resolver totalmente o problema

Como foi dito anteriormente, a proposta que deve ser apresentada na redação não precisa, necessariamente, ser uma solução, pois, como o próprio nome já diz, você deve intervir em uma situação que já acontece. 

Então, não é necessário apresentar uma ideia que resolva a situação de uma vez, e sim, que ela seja bem exposta de alguma forma. Além disso, você pode aprimorar medidas que já estão sendo aplicadas. 

8. Explicite sua proposta

Apesar de a proposta poder estar localizada em qualquer local do texto, é muito importante que ela fique bem evidente dentro da redação. Por isso, já que estamos falando sobre como fazer uma boa proposta de intervenção, vamos pensar na melhor forma de localizá-la. 

Apesar de não ser obrigatório inserir a sua intervenção no parágrafo final, é mais interessante que ela seja inserida na conclusão. Assim, ela virá após a apresentação da sua argumentação e do seu ponto de vista.

9. Treine usando plataformas de correção online

Assim como as outras partes da redação, a melhor forma de descobrir como fazer uma boa proposta de intervenção é praticando bastante. Para isso, você deve sempre ter a correção de pessoas qualificadas.

Então, pensando no custo benefício, as plataformas de correção, como o Projeto Redação, podem ser uma ótima opção, pois, elas vão ajudar você a identificar seus erros e acertos, para que na hora da prova você esteja bem preparado! 

Agora que você já sabe como fazer uma boa proposta de intervenção é hora de começar a praticar! Venha conhecer os planos do Projeto Redação e alcance a sonhada nota 1000!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000