Blog Projeto Redação

Entenda como fazer concurso público de graça, sem ter que arcar com a taxa de inscrição

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Como as aprovações em cargos públicos são grandes responsáveis pela ascensão social e também por gerar uma estabilidade de renda, sabemos como os processos seletivos são importantes na vida dos participantes. Portanto, entender como fazer concurso público de graça pode ajudar muito.

Como entendemos que participar dessas provas pode ser financeiramente difícil, pois os custos de inscrição nem sempre são acessíveis, fizemos este post para auxiliar, da melhor forma possível, sua participação em seu tão sonhado concurso. 

Então acompanhe este artigo até o final, para entender se você se enquadra nos requisitos de isenção. 

Como fazer concurso público de graça? 

Após a assinatura, de um decreto, em 2008, pelo presidente vigente, foi regulamentada a lei de 1990, que determina a isenção de taxas em processos públicos pela população carente. Esta população é composta por famílias que possuem renda per capita de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar menor que três salários mínimos. 

A partir disso, é importante saber que, se você se enquadra em alguma dessas colocações, você pode se dirigir à prefeitura da sua cidade e fazer sua inscrição no cadastro único. Ele vai te proporcionar diversos benefícios sociais, inclusive a isenção em concursos. 

Além disso, ainda tem alguns outros tipos de isenções que podem ser requeridas em alguns estados. 

Isenção para mesários 

Embora este benefício esteja disponível em alguns estados, como Paraná e Distrito Federal, alguns concursos podem não atender a esse público. Assim, também podem haver alguns outros processos com essa isenção em mais estados. 

Então, a principal dica sobre como fazer concurso público de graça é ler o edital, para saber se você se encaixa nos padrões de isenção. 

Isenção para doadores regulares de sangue 

Já esse tipo de isenção é prevista no estado de São Paulo. Com isso, se você tiver doado sangue ao menos três vezes nos últimos 12 meses, você pode pedir para não pagar as taxas. Portanto, essa é uma das possibilidades sobre como fazer concurso público de graça. 

Isenção para desempregados

Também há o projeto de lei, 696/2019, que possui a seguinte situação: Pronto para Pauta na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). A partir da aprovação da lei, é possível a solicitação de isenção de taxas 

Com isso, uma das maneiras como fazer concurso público de graça é pedir a isenção para desempregados, que em alguns estados já é vigente. 

Isenção para doadores de medula óssea 

Doadores de medula óssea também podem pedir para terem acesso a esse benefício. Para saber como fazer concurso público de graça por ser doador de medula óssea, é muito simples, você só deve ter em mãos o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

Outros tipos de isenção

Por fim, em alguns estados e municípios há seleções de liberação das taxas de forma distinta. Isso faz com que você tenha que sempre ler, com atenção, o edital, pois pode atender diferentes critérios para não precisar arcar com o valor cobrado para fazer o exame de seleção.

Agora que você entendeu como fazer concurso público de graça, é só começar a se preparar para a prova do tão sonhado cargo. Para isso, leia nosso próximo artigo e saiba como funciona concursos públicos.  

Quer garantir a sua nomeação? Confira 14 dicas imperdíveis sobre como estudar para concurso público.

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000