Blog Projeto Redação

Confira 6 dicas de como estudar para concurso trabalhando

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

É possível conciliar estudos e trabalho? É difícil passar no concurso público dos sonhos tendo pouco tempo para se dedicar aos estudos? Tenho certeza de que essas perguntas já passaram por aí, pois, de fato, saber como estudar para concurso trabalhando é algo que gera dúvidas para muita gente.

Para muitas pessoas, o período de preparação para as provas será dividido com o trabalho. Porém, ainda que você não possa abrir mão do seu emprego agora, é possível conciliar essas duas tarefas e garantir a sua nomeação.

Neste artigo, selecionamos as 6 melhores dicas para você saber como estudar para concurso trabalhando e alcançar a sua aprovação. 

1. Organize o seu dia a dia e crie tempo para os estudos

A primeira etapa do nosso passo a passo é sobre um aspecto que aterroriza muitos(as) concurseiros(as). Independente se você só estuda, ou estuda e trabalha, organizar o tempo é fundamental para ter bons resultados.

Mas para quem tem o tempo dividido entre estudos e trabalho, a organização precisa de mais cautela ainda. 

Muitas vezes, quando trabalhamos, não imaginamos que temos tempo para mais nada. Junto com os afazeres do trabalho, chega também o cansaço no final do dia. Então, dificilmente conseguimos visualizar maneiras de organizar a nossa rotina e criar tempo para os estudos, que é uma tarefa também muito exigente.

Porém, como sempre falamos por aqui, nada que uma boa organização, guiada por estratégias bem elaboradas, não resolva o seu problema.

Organize o seu tempo e saiba como estudar para concurso trabalhando

Antes de criarmos a nossa rotina de estudos, precisamos detalhar todas as nossas atividades diárias para que possamos organizar os afazeres a fim de que tenhamos, então, condições de coordenar o tempo que será dedicado aos estudos. 

Diante disso, é necessário que você liste todas as atividades diárias e os horários dedicados à realização delas. Para isso funcionar bem, você ser bem sincero(a) e rigoroso(a) com esse detalhamento.

Portanto, indique o horário de acordar, calcule quanto tempo você gasta para se arrumar, indique a hora que você sai de casa para o trabalho e quanto tempo dura a viagem da sua casa até ao seu local de trabalho. E claro, calcule tudo isso na volta para casa.

Também é importante listar os horários das suas atividades no trabalho, intervalos, tempo de almoço. 

Além disso, indique os horários que ainda não têm atividades fixas, aquele horário para assistir uma série, os momentos dedicados às atividades físicas e a hora que normalmente você deita para dormir.

Tendo tudo isso anotado, é hora de organizar sua rotina e criar tempo para os estudos.

Crie tempo para estudar para concurso trabalhando 

Com todas as atividades diárias estipuladas e os horários de cada uma, vamos selecionar o que será mantido e o que será remanejado para criar seu tempo de estudos.

Você manterá todas as suas atividades indispensáveis e eliminará tudo o que pode ser deixado para ser realizado depois da sua nomeação no concurso que tanto deseja.

Isso pode parecer um pouco radical, mas o que estamos fazendo aqui é priorizando o que mais te importa agora: ser aprovado(a) no concurso público dos seus sonhos. Pense que essa é apenas uma fase da sua vida, logo isso passará e tudo o que você deseja fazer estará ao seu alcance novamente.

Portanto, aquela hora sagrada do seriado será, agora, dedicada à carreira profissional que você tanto espera. Com certeza, depois da sua aprovação, matar as saudades da série vai ser muito mais prazeroso. 

Ainda não sabe o que estudar? Precisa saber o que é necessário priorizar na hora dos estudos? Confira o nosso passo a passo de como passar em concurso público! 

2. Aproveite os finais de semana, os feriados e as férias para colocar em dia os estudos

Estudar para concurso trabalhando, não vamos negar, é uma tarefa que exige muita dedicação. E ainda que você tenha todo o foco do mundo, alguns imprevistos poderão acontecer.

Pensando nisso, já tenha em mente que os finais de semana, os feriados e as férias serão a sua carta na manga para não perder o ritmo e não ficar atrasado(a) com os conteúdos das provas.

Portanto, ao montar o seu quadro de horários, use o máximo possível dos finais de semana para os estudos. 

É claro que você deve reservar um tempo para descansar, relaxar, mas não deixe que isso tome conta do seu tempo livre. Até que você seja aprovado(a), os estudos devem ser prioridade em seu dia a dia.

Além de inserir os finais de semana no seu cronograma de estudos, já planeje o que fará nos feriados do mês. Uma boa opção para essas datas é reservá-las para a revisão de conteúdo e realização de simulados e provas de concursos anteriores.

E as férias? O que fazer para tornar esse período mais produtivo para minha rotina de estudos? Se possível, organize as suas férias para serem tiradas depois que o edital do seu concurso for publicado.

Isso porque você terá mais tempo para se dedicar continuamente ao que, com certeza, aparecerá nas provas, uma vez que o edital é a lei do concurso e vai indicar claramente o que você deve priorizar nos estudos.

3. Avalie e escolha bem o concurso que você vai prestar

Você já sabe qual concurso fazer? Imaginamos que isso pode estar certo para muitos(as) que estão nos acompanhando. Porém, vamos a uma dica valiosa para melhorar a vida de quem trabalha e estuda para concurso.

O sonho de todo(a) concurseiro(a) é ser aprovado(a) em um concurso de nível superior. Compreendemos muito bem esse desejo, uma vez que são os cargos com melhor remuneração e que oferecem planos de carreira mais interessantes.

Entretanto, você já considerou fazer um concurso de nível médio para estar mais perto do cargo dos seus sonhos?

Pois então, a nossa dica de ouro é que você, ainda que deseje imensamente ser aprovado(a) em concurso público de nível superior, passe antes em um concurso de nível médio.

Por que isso é uma estratégia a ser considerada? Como são muitas as vantagens aqui, vamos listá-las para você.

  • Renda garantida pelo tempo que for necessário 
  • Há concursos com jornada de trabalho reduzida (você pode encontrar expedientes de 6 e 4 horas)
  • A pressão para passar será menor, uma vez que você já terá sido aprovado(a) em um concurso
  • Salário garantido para fazer bons investimentos nos estudos que serão dedicados ao concurso de nível superior

Diante disso, temos aqui mais uma estratégia para você saber como estudar para concurso trabalhando. 

É claro que não é a única possibilidade, mas perceba a quantidade de vantagens que você pode ter ao trilhar este caminho!

4. Cuide da saúde física e mental

Desde o início do texto, estamos apresentando um passo a passo que, em um primeiro momento, pode parecer exaustivo. Mas não se preocupe, não é bem por esse caminho!

Quando falamos sobre a montagem do quadro de horários, solicitamos que fossem riscadas das atividades diárias as tarefas indispensáveis, certo?

Caso você tenha eliminado aquela caminhada no início do dia ou aqueles minutos de meditação, volte no seu quadro de horários e mantenha essas ações ativas. Uma vez que todos os momentos dedicados aos estudos consumirão muito de seu corpo e mente, não podemos deixá-los sem os devidos cuidados. 

Portanto, para que você consiga manter o foco e a determinação durante toda a sua jornada preparatória, é necessário manter nossa saúde física e mental em equilíbrio.

Pense, então, que esse cuidado é uma tarefa a ser desenvolvida para que os estudos continuem rendendo bons resultados. 

Caso seja necessário, acorde mais cedo para fazer aquela caminhada. Ou dê uma pausa nos estudos para meditar e, depois, vá até mais tarde estudando aquela matéria do dia. 

O importante aqui é não deixar esses cuidados de lado. Dessa forma, reduziremos o que pode ser dispensável, e nosso bem-estar não entra nessa lista. Muito pelo contrário, ele é fundamental para um bom desempenho nas provas. 

5. Saiba escolher os melhores materiais para estudar para concurso trabalhando

Outra etapa muito importante para quem quer saber como estudar para concurso trabalhando é a escolha dos materiais que serão utilizados.

Primeiramente, você deve saber quais são os tipos de materiais para quem estuda para concurso:

  • Apostilas específicas
  • Livros
  • Apostilas impressas
  • Apostilas em PDF

Você poderá usar todos esses materiais, não há nada que te impeça. Porém, há alguns segredos para fazer uma escolha mais assertiva de acordo com o concurso que você vai prestar.

Dessa forma, a próxima parte dessa etapa é conhecer o que cada um desses materiais pode oferecer. 

Os livros, por exemplo, são materiais que apresentarão os conteúdos de forma mais completa, mais aprofundada. Já as apostilas impressas são materiais mais resumidos, os quais, normalmente, são indicados para quem vai prestar concursos de nível fundamental. 

Pensando, então, no que indicamos a vocês no passo 3, a nossa sugestão é que, primeiramente, você invista em apostilas em PDF e apostilas específicas para serem aprovados(as) nos concursos de nível médio.

Depois de já estar ocupando o seu cargo, quando for se preparar para o concurso de nível superior, invista em livros sobre os conteúdos de maior peso das provas. 

6. Conte com a ajuda de plataformas online

Para você conseguir conciliar os estudos com o trabalho, uma ótima opção é procurar plataformas online. Já existem várias focadas em concurso, sendo possível encontrar videoaulas, correções de redação, monitoria, materiais gratuitos, etc.

Então, depois de planejar o seu tempo de estudo e o que você deve priorizar, você pode contar com essas plataformas como um apoio, já que, diferente dos cursos presenciais, você pode utilizá-las no horário que quiser e sem precisar sair de casa.

Dessa forma, durante a próxima jornada preparatória, você estará mais do que bem preparado(a) para ser nomeado(a) no cargo dos seus sonhos! Agora que você já tem a certeza de que é possível estudar para concurso trabalhando, confira 10 dicas de estudo no Guia completo sobre como estudar para concurso público!

Quer garantir a sua nomeação? Confira 14 dicas imperdíveis sobre como estudar para concurso público.

Mariana Pacheco

Mariana Pacheco

Letrista da UFG. Educadora por aí. Mestra das redações. Fã das minhas cachorras e de texto bão!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000