Blog Projeto Redação

Como estudar legislação para concurso com 8 dicas imperdíveis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Uma das maiores dificuldades na hora de se preparar nos estudos é saber como estudar legislação para concurso. No entanto, apesar de não ser culturalmente comum estudarmos esse conteúdo em nossa formação básica, não é tão difícil entender sobre leis.

A partir disso, neste artigo, separamos 8 dicas que vão te ajudar a ficar cada vez melhor nesse conteúdo. Confira a seguir. 

Por que estudar legislação para concurso?

Assim como as atualidades e as disciplinas gerais, os concursos possuem uma parte relacionada ao legislativo. Uma questão interessante é que há alguns tipos de leis que são mais cobradas. Portanto, saber como estudar legislação para concurso e o porquê estudar, é imprescindível. 

Isso acontece pois, para passar em um cargo público, você deve entender sobre o regimento interno do órgão que você almeja trabalhar. Portanto, você deve dar certa ênfase nesse conteúdo para não ser pego de surpresa, já que isso é cobrado de forma bem específica. 

1. Conheça bem o edital

Após pensarmos em qual concurso fazer, o primeiro passo é conhecer bem o edital do processo. Assim, você poderá ter acesso às especificidades da seleção e poderá saber como estudar legislação para concurso. Isso acontece pelo fato de essa ordem conter o que é cobrado e como é cobrado. Com isso, você poderá afunilar seus estudos, devido à imensa quantidade de leis existentes. 

Outra dica interessante é procurar provas antigas, pois elas podem conter algum tipo de referências da forma com que é feita a avaliação e como são dispostas as matérias. Também é relevante essa prática para que você possa fazer uma relação de quais são as leis que mais costumam cair em seleções. 

2. Faça resumos 

Fazer resumos é um dos principais métodos para te ajudar na hora de entender um conteúdo. Para aplicar essa estratégia nos seus estudos para processos públicos, principalmente para auxiliar em como estudar legislação para concurso, você precisa criar uma estrutura para facilitar sua esquematização. Dessa maneira, você poderá encontrar e memorizar as informações de cada lei de forma mais simples. 

3. Utilize mapas mentais

Assim como os resumos, os mapas mentais vão auxiliar na sintetização do que foi estudado. Aplicar essa técnica nos seus métodos de como estudar legislação para concurso é muito simples. Você só deve criar um mapa, manualmente, em algum aplicativo ou site, e fazer subtópicos a partir de hierarquias e esquemas de cores. Dessa forma, você terá estímulos visuais e fácil acesso à informação. 

A seguir, você pode ver um exemplo de mapa mental. A partir dele você pode criar suas próprias estruturas, preenchendo os espaços como achar melhor.

4. Criar um cronograma

O cronograma de estudos é uma das opções de como estudar legislação para concurso. Por meio deles você terá muito mais facilidade em abstrair as informações e memorizá-las. Isso acontece pois, a partir do momento em que o conteúdo é dividido, você não se sente sobrecarregado e tem maior chances de aplicar melhor seus métodos de aprendizado. 

5. Dividir as matérias

Após a criação de um cronograma de estudos e da formação de um plano de rotina inteligente, que respeite seus limites de tempo, saúde e seu bem-estar emocional, é relevante que você divida as matérias que precisa estudar. Dessa forma, você pode focar no que tem mais dificuldade e na fixação dos conhecimentos e leis, facilitando, assim, o entendimento de como estudar legislação para concurso. 

6. Faça anotações

Assim como os métodos de síntese citados anteriormente, as anotações são uma das partes mais importantes quando pensamos em como estudar legislação para concurso. Isso acontece pois, mesmo utilizando um material de consulta, você precisa filtrar o conteúdo imenso que aprenderá durante o processo. 

Então, uma dica é fazer anotações durante seus estudos e utilizá-las para a criação de resumos, mapas mentais e outros tipos de acervo. Para isso, é essencial que você organize bem tudo que anota, pois não é bom perder todo esse trabalho, certo? 

7. Estude com provas anteriores

Como já foi citado anteriormente, um estudo com provas anteriores é uma ótima maneira de como estudar legislação para concurso. Por meio delas você pode se preparar, principalmente para entender como as questões serão elaboradas, levando em conta a banca examinadora. 

Com isso, você poderá desenvolver várias questões parecidas sobre as leis e os processos. 

8. Consulte portais oficiais do Governo

Quando se trata de como estudar legislação para concurso, sempre há uma grande quantidade de informações, mas nem sempre todas elas são oficiais ou atualizadas. Então, quando já tiver conhecimento do edital do seu processo e souber exatamente a estrutura dos conteúdos cobrados, você deve fazer um estudo das leis dentro dos portais oficiais do governo. 

Para evitar informações falsas, você pode consultar na página do planalto e comparar com o que está sendo dito em outros sites. Apesar disso, é sempre bom consultar outros meios de informações como blogs, podcasts, vídeos, sempre lendo as informações com senso crítico. 


Então, essas foram as dicas de como estudar legislação para concurso. Agora que você já domina esses métodos, leia sobre como estudar para concurso público sozinho e desenvolva melhor suas estratégias de aprendizagem.  

Quer garantir a sua nomeação? Confira 14 dicas imperdíveis sobre como estudar para concurso público.

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000