Confira 3 dicas práticas para saber como começar uma redação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Ainda não sabe como começar uma redação? Fique tranquilo(a), porque você está no lugar certo para sanar essa dúvida. Sabendo que isso é um problema para maioria das pessoas, selecionamos 3 dicas infalíveis para você produzir uma redação nota máxima.

Quem nos acompanha por aqui já sabe que uma das nossas palavras de ordem para qualquer método de estudo é: estratégia

Dessa forma, o que vamos apresentar para você são estratégias que ajudarão a começar uma redação argumentativa independente do tema e do processo seletivo que você está prestando.

Infelizmente, muitos(as) acreditam em fórmulas mágicas para fazer um bom texto, mas não se engane, redação é prática, requer técnica. É impossível adotar um modelo e achar que isso vai bastar em todas as redações que você for produzir.

Portanto, não se encante com as propostas milagrosas por aí. Você deve dominar as estratégias de como começar uma redação para que você não seja pego(a) de surpresa na hora da prova.

como começar uma redação: gid de uma fantoche mordendo os dedos de nervoso

1. Como ter ideias para começar uma redação?

Um dos problemas mais recorrentes na hora de começar um texto é não ter ideias para escrevê-lo. Então, o que fazer para ter ideias para saber como começar uma redação nota máxima?

Ler o tema e elaborar questionamentos para saber como começar uma redação

O tema, geralmente, aparece em forma de frase, e é ela a parte mais importante em uma proposta de redação. Muitos acham que os textos motivadores são as peças principais deste quebra-cabeça.

Mas, vejam bem: os textos que compõem a coletânea são elementos que motivam determinadas discussões em relação ao tema. Eles são apenas suporte, apoio para o tema. Não são eles que ditam, de fato, qual é o recorte temático.

Por isso, com o objetivo de recortar o que foi proposto pelo tema para discussão, ao realizar a leitura e análise da frase temática, é indicado que você já formule questionamentos em relação aos destaques da frase.

Como a nossa proposta aqui é mais do que apresentar a teoria, pegamos um tema da nossa plataforma para demonstrarmos como isso deve ser feito por você.

Exemplo

Tema: A questão indígena no Brasil contemporâneo 

Questionamentos para analisar a frase temática e ter ideias para começar a redação

  • O que eu compreendo por povos indígenas? 
  • Quais são as questões que envolvem os indígenas?
  • Essas questões são problemáticas em todo o mundo?
  • Quais são as questões indígenas mais problemáticas no Brasil?
  • Quais são os setores sociais envolvidos nas questões indígenas no Brasil?
  • O envolvimentos desses setores é algo recente? Ou há algo histórico nisso?
  • Quais são os direitos dos povos indígenas no Brasil contemporâneo?
  • Esses direitos estão sendo garantidos?
  • Se sim, quais? De que forma estão sendo garantidos?
  • Se não, quais? Por que não são garantidos? O que impede que os direitos dos povos indígenas não sejam garantidos no Brasil contemporâneo?
  • Quais são os danos sociais da não garantia dos direitos dos povos indígenas brasileiros?
  • O que pode ser feito para tornar a questão indígena no Brasil contemporâneo menos caótica?

A partir das respostas a essas perguntas, você já terá preenchido as lacunas do abominado “deu branco”.

Isso porque, ao responder a esses questionamentos, você já estará acessando os problemas que o tema aborda e, consequentemente, identificará ideias que podem compor a sua redação.

Viu só? Com essa estratégia, nenhum tema lhe pegará de surpresa mais, e a história do “deu branco” será um problema que você poderá solucionar com tranquilidade.

Dessa forma, independente do tema que estiver na sua prova de redação, seja um tema que você já estava esperando, seja um tema que você nunca ouviu falar, agora, você já conhece o melhor caminho para começar uma boa redação.

2. Faça um projeto de texto

Muitos(a) candidatos(as) desconsideram o que já vimos até agora. Porém, aplicando tudo o que foi dito, você já estará um passo à frente no processo de escrita de um bom texto dissertativo-argumentativo

Entretanto, mesmo depois de todas essas informações, você ainda pode estar se perguntando: “Ok, o que eu faço com isso tudo?” ou “Como eu coloco tudo isso no papel?”. 

A partir de agora, esqueça a ideia de que “é só começar que vai” ou “o difícil é começar”. Em parte, sim, o difícil é começar, mas é preciso que você entenda que o começo é, na verdade, tudo.

Isso porque o que deve ser o início do texto é o que chamamos de projeto de texto. Vamos pensar um pouco sobre isso?

Antes de começar a, de fato, escrever o  texto, você já precisará saber como ele começará e como ele deve terminar. Por isso, o projeto de texto é fundamental. 

Portanto, tenha-o como o guia de toda sua redação. Qualquer avaliador que corrigir seu texto saberá se você teve ou não um projeto, assim sendo, é necessário que você evidencie isso em sua produção textual. 

Construindo um projeto de texto de uma redação nota máxima

Para esclarecermos como fazer um bom projeto de texto, vamos usar mais um exemplo com um novo tema da nossa plataforma. 

Ah, mais uma dica de ouro, fique ligado(a) às discussões sobre atualidades. Sempre que possível, confira alguns temas comentados para ampliar a sua visão crítica sobre os assuntos mais cobrados nos processos seletivos!

Tema: A cultura do estupro no Brasil

Questionamentos sobre o tema

  • O que é cultura do estupro?
  • Quando este tipo de violência contra a mulher teve início em nossa sociedade?
  • Qual a causa desse problema na sociedade brasileira?
  • Algo já foi feito para resolver esse problema no Brasil?
  • Por que a cultura do estupro ainda é algo tão presente em nosso país?
  • O que faz essa cultura permanecer?
  • Quais são os danos disso?
  • Como a população brasileira se comporta diante desse problema tão grave?

Exemplo de projeto de texto

Tese: A banalização do machismo faz a cultura do estupro persistir no Brasil.

Introdução

Apresentar como o machismo está presente em diversos setores da sociedade: mídia, mercado de trabalho e religião, tornando normal uma estrutura hierárquica em que o homem é o destaque  + Tese.

Desenvolvimento 1

Ideia 1: é necessário fazer a sociedade saber identificar, para saber romper, essa estrutura maléfica do machismo, o que vai contribuir para minar a cultura do estupro.

Fundamentação ideia 1: fazer referência aos estudos de Hannah Arendt sobre a banalidade do mal; desenvolver a ideia de que a banalização do mal caracteriza-se pela ausência do pensamento, o que, consequentemente, faz com que os envolvidos não enxerguem os reais e danosos efeitos dos atos praticados.

Desenvolvimento 2

Ideia 2: apenas punir os agressores não é suficiente.

Fundamentação ideia 2: Apresentar as leis e iniciativas públicas que punem agressores e levantar questionamento sobre a eficácia destas ações, uma vez que estas não visam, diretamente, a conscientização, que é o que atuará minando a cultura do estupro.

Conclusão

Retomada de tese + oque foi discutido: devemos sim punir os agressores, mas não devemos confiar que apenas a punição é suficiente para abater a cultura do estupro + importância da reflexão crítica sobre o sistema machista que impera no Brasil para que possamos compartilhar uma sociedade que resiste a prática do mal.

3. Tipos de introdução para saber como começar uma redação

Agora que você já tem um projeto de texto bem definido, sua redação já está pronta. Basta colocá-la no papel. Para começar, você precisa introduzir todas essas ideias para que seu leitor compreenda o que está por vir. 

Para isso, no primeiro parágrafo do texto, o primeiro passo a ser feito é situar o leitor da temática a ser discutida. De maneira breve, indique sobre o que você vai discutir.  Após indicar o tema, mostre seu posicionamento sobre ele, ou seja, sua tese. 

E como eu devo contextualizar o tema para o(a) meu(minha) leitor(a)? Sua introdução pode ser feita de diversas maneiras. Pensando em trabalhar com os melhores recursos, selecionamos três tipos de introdução para vocês.

Exemplificação

Este recurso pode ser desenvolvido de três formas: dados estatísticos,  relatos de acontecimentos de conhecimento geral e fatos divulgados pelas mídias. 

Com a exemplificação, devemos tomar cuidado com dois aspectos: apresentar a fonte das informações e detalhar apenas o que for necessário para construção do cenário problema que você deseja analisar.

Exemplo sobre o tema O altruísmo e o pensamento à longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?

Basta entrar em qualquer livraria das grandes capitais para encontrarmos prateleiras preenchidas com Best Sellers que contam histórias vitoriosas dos grandes líderes mundiais. São trajetórias de vida inspiradoras, de homens e mulheres que estabeleceram e sustentaram verdadeiros impérios. No entanto, a grande maioria diz respeito a histórias individuais de pessoas que, sozinhas, conseguiram vencer na vida. É raro presenciarmos trajetórias de grupos vencedores, ou de pessoas que foram ajudadas por outras, por livre e espontânea vontade. No mundo contemporâneo, contaminado pelo individualismo, o altruísmo e o pensamento a longo prazo perdem cada vez mais espaço.

Alusão histórica

A alusão histórica consiste na comparação do presente com algum elemento da História: acontecimentos, personalidades, características de algum período histórico, etc.

Exemplo sobre o tema Publicidade infantil em questão no Brasil (Enem 2014)

De acordo com o movimento romântico literário do século XIX, a criança era um ser puro. As tendências do Romantismo influenciavam a temática poética brasileira através da idealização da infância. Indo de encontro a essa visão, a sociedade contemporânea, cada vez mais, erradica a pureza dos infantes através da influência cultural consumista presente no cotidiano. Nesse contexto, é preciso admitir que a alegação de uma sociedade conscientizada se tornou uma maneira hipócrita de esconder os descaso em relação aos efeitos da publicidade infantil no país.

Citação

Este recurso consiste em trazer para o texto ideias de outros autores. Utilizada para dar maior credibilidade ao seu texto, a citação pode, também, elevar o nível da redação em relação a ir além do que a coletânea oferece e configurar autoria. 

Mas fique ligado(a), o maior cuidado que devemos ter ao utilizarmos esse recurso é: priorizar a nossa interpretação.

Exemplo sobre o tema Participação política: indispensável ou superada?

O dramaturgo alemão Bertolt Brechet, no famoso teatro “O analfabeto político”, defende que o pior tipo de ignorância ou “analfabetismo” é a negação política, pois dessa negação derivariam todos os outros males da sociedade, que teriam raiz na não-participação do indivíduo na decisão dos rumos da vida social na qual está inserido. Essa visão de mundo, também compartilhada por Wislawa Szymborska em seu poema, já foi colocada como apenas um vestígio de uma época em que a política fazia sentido, sendo ela obsoleta no mundo atual, um mundo supostamente “pós-moderno” onde o desenvolvimento tecnológico nas marcas da economia capitalista e da democracia liberal trataria de resolver todos os impasses desse mesmo modo de viver.

Pronto! Você já sabe como começar uma redação nota máxima! Agora é hora de colocar em prática o nosso passo a passo. Para isso, baixe gratuitamente a folha de redação guiada do Projeto Redação e saiba o que o seu texto precisa ter em cada parágrafo.

como começar uma redação: banner divulgando a folha de redação guiada do Projeto Redação

Baixe os materiais gratuitos do Projeto Redação e estude sem precisar sair de casa!

Mariana Pacheco

Mariana Pacheco

Letrista da UFG. Educadora por aí. Mestra das redações. Fã das minhas cachorras e de texto bão!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000