Blog Projeto Redação

8 dicas de como começar uma redação independente do tema

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Na maioria das vezes que vamos iniciar um texto, temos dúvidas sobre a introdução. No que diz respeito aos textos cobrados em provas e processos seletivos, não é diferente. O questionamento sobre como começar uma redação também é muito comum.

Portanto, não precisa pensar que é uma dificuldade só sua, pois é uma das partes em que os estudantes mais se confundem. 

A partir disso, fizemos uma seleção de 8 dicas sobre como começar uma redação, para ajudar você a melhorar sua nota

1. Use citações

O principal método sobre como começar uma redação é utilizar citações. Para isso, você deve criar grupos de citações, separadas por eixos temáticos, que vão ajudar a lembrar qual usar em cada tipo de tema.

Dessa maneira, sempre que tiver assuntos da mesma categoria, você pode começar seus textos com as mesmas citações, contando que saiba articulá-las com sua tese e seus argumentos

Assim, vamos apresentar exemplos de três dos principais eixos temáticos: educação, saúde e economia e desenvolvimento. 

Educação

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.” Paulo Freire

Saúde

“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença.” Constituição da OMS

Redes sociais

“As redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha.” Zigmund Bauman

2. Trechos da Constituição Brasileira

Mais uma forma de como começar uma redação é a utilização de trechos da constituição brasileira. Essas prescrições, contidas no documento de 1988, são peças fundamentais para a regulamentação das leis e processos do país. 

Portanto, faça uma pesquisa de trechos constitucionais e inclua-os no início da do seu texto, como na redação da aluna Giovanna Tami Soares Takahashi, sobre o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”:

“Segundo a atual Constituição Federal , o Brasil é um país de Estado laico, ou seja , a sociedade possui o direito de exercer qualquer religião, crença ou culto. Entretanto, essa liberdade religiosa encontra-se afetada , uma vez que é notório o crescimento da taxa de violência com relação à falta de tolerância às diferentes crenças. Assim, diversas medidas precisam ser tomadas para tentar combater esse problema , incitando uma maior atenção do Poder Público, juntamente com os setores socialmente engajados, e das instituições formadoras de opinião.”

3. Declaração dos Direitos Humanos

A Declaração dos Direitos Humanos, proclamada pela Organização das Nações Unidas – ONU, contém os direitos básicos de todos os indivíduos. Assim, ela pode ser utilizada de maneira muito fácil, sendo uma das principais formas como começar uma redação. 

Dessa forma, é só relacionar esse tipo de citação aos temas cobrados. Uma dica interessante, é ter um caderninho ou pasta, para colocar todas as citações, também divididas por eixos temáticos. Também pode colar etiquetas e fazer fichas, para decorar melhor esses conteúdos. 

4. Alusões históricas

Para saber como começar uma redação de forma simples, é importante que você conheça diversos acontecimentos históricos, pois, com eles, você pode fazer analogias com a sociedade atual. Podemos ver isso na redação da aluna Mariana Camelier Mascarenhas, sobre o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”: 

Na antiga Esparta , crianças com deficiência eram assassinadas, pois não poderiam ser guerreiras, profissão mais valorizada na época. Na contemporaneidade , tal barbárie não ocorre mais, porém há grandes dificuldades para garantir aos deficientes – em especial os surdos – o acesso à educação, devido ao preconceito ainda existente na sociedade e à falta de atenção do Estado à questão.”

5. Exemplos de filmes, séries e músicas

As produções populares também são uma ótima forma de apresentar seu texto. Mas você deve estar pensando: como começar uma redação utilizando filmes, séries e músicas? Por isso, trouxemos um exemplo  para mostrar como a estudante articulou bem essas obras com a realidade abordada pelo assunto. 

Aluna: Carolina Mendes Pereira – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”

“Em sua canção “Pela Internet”, o cantor brasileiro Gilberto Gil louva a quantidade de informações disponibilizadas pelas plataformas digitais para seus usuários. No entanto, com o avanço de algoritmos e mecanismos de controle de dados desenvolvidos por empresas de aplicativos e redes sociais, essa abundância vem sendo restringida e as notícias, e produtos culturais vêm sendo cada vez mais direcionados – uma conjuntura atual apta a moldar os hábitos e a informatividade dos usuários. Desse modo, tal manipulação do comportamento de usuários pela seleção prévia de dados é inconcebível e merece um olhar mais crítico de enfrentamento.”

Você pode perceber, no trecho acima, que a aluna faz o uso de uma música popular para fazer uma analogia à realidade atual e aos benefícios trazidos pela internet. No entanto, você poderia utilizar, nesse caso, séries como Black Mirror, por exemplo, que também fala sobre a temática. 

6. Memorize algumas frases

A memorização de algumas frases prontas pode ser a estratégia ideal quando pensamos em como começar uma redação. A partir disso, selecionamos 14 frases que podem te ajudar nessa tarefa.

  1. “Muito se discute sobre…”
  2. “O advento … trouxe benefícios e desafios à sociedade…”
  3. “Em face do cenário atual…”
  4. “Levando em conta o artigo X da Constituição Federal de 1988…”
  5. “Embora o panorama atual…”
  6. “Atualmente, … é um desafio que atinge a sociedade brasileira…”
  7. “Segundo pesquisas recentes…” 
  8. “Sob a perspectiva histórica…”
  9. “Comenta-se com frequência a respeito …”
  10. “Ao examinar os dados da… verifica-se que…”
  11. “Ao analisar os fatos …”
  12. “É indiscutível que…”
  13. “Quando pensamos sobre…”
  14. “Segundo o (filósofo, pesquisador…)…” 

A partir dessas frases, é possível criar diversas argumentações, explicações e, até mesmo, complementá-las com mecanismos das dicas anteriores. 

7. Crie uma boa tese

Agora chegamos à parte mais importante do seu primeiro parágrafo, sendo ela uma estrutura necessária para entender como começar uma redação, apesar de ser apresentada no final ou meio do seu primeiro parágrafo. 

A tese é basicamente o ponto de vista que será defendido. Assim, você deve deixar claro para o corretor qual será seu posicionamento sobre o que será tratado. Por isso, tudo que vier antes: citações, alusões e outros, deverão ser coerentes com o que será posicionado. 

8. Faça um esquema de redação

Por mais que essa dica pareça não ter nenhuma relação com como começar uma redação, o esquema é primordial para que você escolha corretamente qual das estruturas serão utilizadas. Você poderá dividir isso da forma básica, elaborar melhor, ou como desejar: 

  • Introdução: Frase de início

        Tese: 

  • Desenvolvimento: Argumento 1

       Argumento 2

  • Conclusão: Proposta: 

Essas foram as dicas de como começar uma redação. Se quiser ler mais sobre esse tipo de tema, clique em nosso próximo assunto, sobre como melhorar a argumentação e tenha ótimos resultados em seus textos. 

[E-book Gratuito]

Quer garantir a sua vaga dos sonhos? Confira 15 dicas imperdíveis para escrever uma redação nota 1000!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000