Blog Projeto Redação

Como adquirir repertório sociocultural

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Como adquirir repertório sociocultural

Na publicação de hoje, trataremos de um assunto que assusta muitos candidatos: o repertório sociocultural, o qual é avaliado pela Competência 2 que diz:

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

A aplicação de conceitos de várias áreas de conhecimento corresponde ao repertório sociocultural. Isso significa que você deverá extrapolar os textos de apoio e trazer outros conhecimentos para o seu texto, conhecimentos históricos, culturais, sociais, econômicos, filosóficos, sociológicos,  apresentar dados e citações, dentre outros.

Qual a importância do repertório sociocultural?

Os conceitos de várias áreas do conhecimento serão fundamentais para enriquecer o texto, mostrar a sua bagagem/repertório, o seu conhecimento sobre o assunto e irá fundamentar a discussão. É o repertório sociocultural que irá dar sustentação ao texto produzido, que irá reforçar e reafirmar a tese e os argumentos apresentados.

Como adquirir o repertório sociocultural?

Para adquirir o repertório sociocultural, é preciso que você se mantenha bem informado, que leia sobre diversos assuntos, que saiba o que está acontecendo na atualidade, enfim, trata-se de uma bagagem sociocultural que é construída ao longo do processo de formação, trata-se daquilo que se ouve, que se lê, que se discute.

Não é clichê! A leitura é fundamental neste processo.

É só colocar essas informações no texto que consigo uma nota elevada na Competência 2?

A resposta é simples: não! Não basta ‘jogar’ essas informações no texto, é preciso que elas estejam articuladas à discussão. É necessário que elas estejam dando sustentação ao que está sendo apresentado e discutido.

Lembre-se de que tudo precisa ficar muito bem ‘amarrado’. É essa ‘amarração’ que torna o uso de seu repertório produtivo.

Portanto, mantenha-se sempre muito bem informado, produza textos de variados temas e pesquise sobre eles. Isso também te ajudará no processo de aquisição de repertório.

No dia da prova, lembre-se de deixar tudo muito bem interligado. Por isso, amarre as suas ideias aos conceitos das diversas áreas do conhecimento.

Ah, não se esqueça de que é preciso ir além dos textos motivadores e mostrar a sua bagagem de conhecimentos. Está bem? Quanto mais próximo você chegar desse uso produtivo do repertório sociocultural, maior será a sua nota na Competência 2.

Julio Sousa

Julio Sousa

Macapaense, empreendedor e programador. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e co-fundador do Projeto Redação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000