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Causas e consequências da dependência digital dos jovens na contemporaneidade [Redação pronta]

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É de conhecimento geral que a tecnologia está cada vez mais presente na vida de jovens e adolescentes, aumentando o índice de usuários conectados. Nesse sentido, trouxemos um exemplo de redação sobre o tema: Causas e consequências da dependência digital dos jovens na contemporaneidade.

Exemplo de redação sobre o tema: Causas e consequências da dependência digital dos jovens na contemporaneidade

Desbloquear o aparelho, conferir se há novas notificações, bloqueá-lo e aguardar alguns poucos minutos para repetir o processo. Eis a problemática rotina de jovens adictos à tecnologia, que pode leva-los [12], inclusive, à privação do sono, em virtude da veemente necessidade de acesso ininterrupto às redes. Essa perigosa dependência digital baseia-se no caráter personalizável do âmbito virtual, e resulta, invariavelmente, na alienação do indivíduo do seu entorno socioespacial. [1] Desse modo, é peremptório discutir o panorama da dependência tecnológica dos jovens na contemporaneidade, pois a juventude não deve ser vivenciada apenas virtualmente. [2]

De início, deve-se considerar que a personalização do cenário virtual pelo usuário estimula os jovens a tornarem-se viciados. [3] Isso [13] porque, ao delimitar a experiência digital conforme as preferências pessoais, os adolescentes podem anular quaisquer interações ou atividades que não lhes interessem. Nesse sentido, de modo análogo ao escritor que emprega a prosopopeia para personificar seres não humanos em suas produções literárias [4], o jovem confere às suas páginas as suas singularidades, almejando encontrar outras pessoas que compactuem com os seus valores. Torna-se claro, assim, quão cômodo é nutrir o vício pelo universo digital, uma vez que ele é constituído por uma realidade filtrada por interesses particulares e regida pelo próprio indivíduo. [5]

Em resposta a esse panorama, o menor torna-se alheio tanto ao espaço físico quanto aos vínculos sociais do seu entorno. [6] Nessa perspectiva, segundo dados da pesquisa “Global Digital Overview 2020” [7], realizada pelo site We Are Social, um ser humano fica conectado, em média, 6 horas e 43 minutos por dia. Isso significa que, por ano, mais de 100 dias são destinados ao uso da internet. Diante disso, é inquestionável o impacto da utilização desmedida desse recurso sobre a realização de importantes atividades socioespaciais, como diálogos familiares, exercícios ao ar livre, prática de esportes, trabalhos escolares, entre outros. Evidencia-se, desse modo, que o vício digital pode ocasionar severos prejuízos à vida dos jovens, pois distancia-os de experiências cruciais para o seu amadurecimento. Infere-se, portanto, a importância da discussão acerca da dependência digital dos jovens contemporâneos. [8]

Sendo assim, é fulcral que as escolas abordem aos seus alunos a necessidade de controlar o acesso ao mundo virtual [14], por meio de palestras e atividades lúdicas que explorem o prazer e a importância de experiências não virtuais, com o fito de conscientizá-los a respeito dos limites que devem ser impostos à utilização das ferramentas digitais. Feito isso, os adolescentes poderão compreender que a vida não é limitada à tela do aparelho e que as suas vivências não devem restringir-se à conferência de notificações. [9] [10] [11] [15]

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Comentários sobre a redação

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta

[10] Estude sobre inversões, subordinações e intercalações, visto que, para alcançar nota máxima na competência I da redação Enem, é necessário, além de poucos desvios, uma certa complexidade nas construções dos períodos.

[12] Acentuar.

[13] “Isso acontece porque…” (ou coloque vírgula e subordine a oração à anterior).

[14] Subjetividade, evite.

[15] Excelente domínio da norma!

Competência II – Compreender a Proposta

[2] Você poderia ter feito a contextualização da temática por meio de um repertório legitimado (livro, filme, alusões históricas).

[4] Repertório legitimado.

[7] Repertório legitimado.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos

[1] Selecionou pontualmente os argumentos centrais do texto.

[3] Desenvolveu o primeiro argumento.

[5] Parabéns pela construção do argumento.

[6] Desenvolveu o segundo argumento apontado na introdução.

[8] O argumento foi muito bem construído.

Competência IV – Conhecer mecanismos linguísticos para a construção do texto

[11] Não houve equívocos quanto ao uso de conectivos e marcadores discursivos. Muito bem =)

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema abordado

[9] A proposta de intervenção contempla todos os elementos necessários para a avaliação.

Comentário final

Excelente texto!

Nota: 1000.

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Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino. Gosta de fazer tudo ouvindo música.

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