Blog Projeto Redação

As conjunções subordinativas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

As conjunções subordinativas

Na última semana, nós vimos a classificação e os usos das conjunções coordenativas, as quais são elementos que contribuem para o estabelecimento da coesão em sua produção textual. No post de hoje, trataremos de um outro tipo de conjunção, as conjunções subordinativas.

Conjunções subordinativas – ligam as orações subordinadas (que possuem relação de dependência).

INTEGRANTESIniciam uma oração que completa ou integra o sentido da oração principal.QUE, SEEu disse que ele não viria.
CAUSAISIntroduzem uma oração subordinada que introduz uma causa.VISTO QUE, QUE, PORQUE, JÁ QUE, UMA VEZ QUE, POIS, PORQUE, ETC.Já que estava chovendo, a escola cancelou o passeio.
CONSECUTIVASIniciam uma oração que expressa consequência do que foi exposto na oração principal.QUE (PRECEDIDO DE TÃO, TANTO, TAL, TAMANHO), SEM QUE, DE MODO QUE, DE FORMA QUE, ETC.Ele correu tanto que passou mal.
COMPARATIVASIntroduzem uma oração que estabelece uma relação de comparação.ASSIM COMO, MAIS QUE, MENOS QUE, COMO, TAL QUAL, QUE, DO QUE, ETC.Ela cozinha como sua mãe ensinou.
CONFORMATIVASIniciam uma oração que exprime conformidade, que se coloca de acordo, com o que é expresso na oração principal.CONFORME, SEGUNDO, CONSOANTE, ASSIM COMO, ETC.Conforme esclarecemos na última aula, a prova foi adiada.
CONCESSIVASIniciam uma oração com ideia contrária à principal, mas que não impede sua realização.POR MAIS QUE, AINDA QUE, MESMO QUE, SE BEM QUE, EMBORA, ETC.Mesmo que tenha se esforçado muito, não conseguiu me agradar.
CONDICIONAISIntroduzem uma oração que exprime consequência ou condição para que o que foi expresso na oração principal se realize ou não.CASO, SE, CONTANTO QUE, SEM QUE, A MENOS QUE, SALVO SE, ETC.Se você for à festa, não ganhará o seu presente.
PROPORCIONAISIniciam uma oração que expressa um fato relacionado proporcionalmente a algo expresso na oração principal.À MEDIDA QUE, À PROPORÇÃO QUE, QUANTO MAIS, QUANTO MENOS, ETC.À medida que ia crescendo, tornava-se independente,

Observe que, no que diz respeito a esse tipo de conjunção, a classificação é um pouco mais extensa, o que exige um pouco mais de estudo e de atenção, pois é comum o uso equivocado dessas conjunções, o que prejudica o encadeamento das ideias e o sentido pretendido.

Dessa forma, ao produzir o seu texto, pense no sentido e estabeleça a ligação entre as suas ideias, sempre evitando a repetição, com isso, você garante um nota mais elevada na Competência IV.

Julio Sousa

Julio Sousa

Macapaense, empreendedor e programador. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e co-fundador do Projeto Redação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000