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Análise de um texto nota 1000

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Análise de um texto nota 1000

Você sabia que, no ano passado, apenas 77 pessoas conseguiram tirar 1000 na redação do Enem? Você também sabia que uma dessas pessoas estudou e treinou para essa prova no site do Projeto Redação? Pois é, o Helário Azevedo e Silva Neto se empenhou e arrasou na redação! Vamos dar uma olhadinha no texto dele?

Redação nota 1000 do Helário
Redação nota 1000 do Helário

Agora, vamos pensar um pouquinho sobre essa produção:

Competências

Competência I – Ele mostrou um excelente domínio da norma padrão de escrita.

Competência II – O texto desenvolveu muito bem o tema e mobilizou as áreas do conhecimento, além de articulá-las à discussão proposta, sempre respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. No primeiro parágrafo, houve uma retomada histórica, citando o Período Colonial. Essa é uma ótima estratégia para a contextualização do assunto, mas não basta apenas citá-la, é preciso explorar isso, e é o que ele faz. Ele utiliza essa retomada para relacionar com o presente e estabelecer a tese que será defendida. Sobre a tese do texto, ele deixa claro que irá tratar sobre a lenta mudança social e o receio de denunciar.

No segundo parágrafo, ele cita Sócrates, destacando a questão da ignorância e relaciona isso com o desconhecimento acerca das crenças e, no terceiro parágrafo, ele cita a “Pedagogia do Oprimido’ de Paulo Freire, relacionando com o medo da denúncia. Sendo assim, ele mobiliza essas áreas em cada um dos parágrafos e as articula com a discussão, ou seja, ele consegue fundamentar muito bem as ideias por ele apresentadas.

Competência III – Para compor a argumentação, ele seleciona muito bem os argumentos, estabelecendo relações entre eles. No segundo parágrafo, podemos observar como ele cria um jogo de causa e consequência. Ele destaca que o desconhecimento das crenças influencia no comportamento inadequado, ressalta, ainda, que algumas religiões não permitem o conhecimento de outras e, por fim, mostra que é preciso conhecer as leis para, assim, respeitar os direitos.

No terceiro parágrafo, ele vai falar sobre o medo da denúncia e, novamente, estabelece a relação causa-consequência. Ele mostra o que a omissão desse tipo de crime pode ocasionar. Essa relação, que ele usa tanto no segundo como no terceiro parágrafo, é uma ótima estratégia argumentativa e que ‘casa’ muito bem com a proposta temática.

Competência IV – Em seu texto, Helário faz um excelente uso dos recursos coesivos, o que deixa o texto muito bem ‘amarrado’ e garante a fluidez necessária. Ele usa recursos como: ‘embora’, ‘no entanto’, ‘nesse contexto’, ‘à vista disso’, ‘logo’, ‘ainda assim’, ‘além disso’, ‘de maneira análoga’, ‘sobretudo’, ‘entretanto’, ‘posto isso’ etc.. Esse uso faz com que tudo fique muito bem articulado, que as ideias e os parágrafos estejam ligados, conectados.

Competência V – Há a elaboração de um proposta de intervenção bem detalhada. Ele mostra os agentes responsáveis, o que precisa ser feito, como fazer e a finalidade:

Medida 1

Agentes:  Ministério da Educação e Ministério da Justiça

O que fazer e como fazer: ‘implementar aos livros didáticos de História um plano de aula que relacione a aculturação dos índios com a intolerância religiosa contemporânea’

Finalidade: ‘despertar o senso crítico no alunos’

Medida 2

Agentes:  Ministério da Educação e Ministério da Justiça

O que fazer e como fazer: ‘promover palestras ministradas por defensores públicos acerca da liberdade de expressão garantida por lei’

Finalidade: ‘para que o respeito às diferentes posições seja conquistado’

Medida 3

Agentes:  Polícia Civil

O que fazer e como fazer: ‘criar uma ouvidoria anônima, tal como uma delegacia especializada’.

Finalidade: incentivar as denúncias

Como vimos, o Helário deu à banca o que ela queria. Ele mostrou um ótimo conhecimento das competências, da norma padrão, da estrutura textual, dos recursos coesivos. Soube mobilizar seu repertório sociocultural e selecionou muito bem os seus argumentos. Por fim, elaborou uma proposta de intervenção bem detalhada.

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Até a próxima!

Julio Sousa

Julio Sousa

Macapaense, empreendedor e programador. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e co-fundador do Projeto Redação.

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