Blog Projeto Redação

Aprenda o que são alusões históricas para redação e como utilizá-las

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sabe por que as alusões históricas para redação são muitos importantes para o Enem, outros vestibulares e concursos públicos?

Mencionar um acontecimento histórico é fundamental para uma redação, visto que você estará expondo seus argumentos alinhados com seu conhecimento em história.

Neste artigo, você aprenderá o que são alusões históricas para redação e ainda verá alguns exemplos que podem ser aplicados em suas produções textuais!

O que é alusão histórica?

Alusão histórica nada mais é que uma estratégia usada na redação para explicar ou apontar a origem de um problema. Por exemplo, se um determinado problema existe hoje, é que no passado algum fato histórico influenciou de forma direta essa questão na atualidade.

Além disso, as alusões históricas para redação:

  • são uma estratégia bastante utilizada por quem busca excelência na nota de uma redação;
  • mostram como o aluno consegue conectar o tema da redação com algum fato histórico;
  • são apenas um dos recursos que fazem a redação receber uma excelente nota;
  • não devem ser utilizadas em exagero no texto;
  • devem ser inseridas com bastante cuidado e apenas quando for conveniente.

É essencial que você empregue as alusões históricas para redação de maneira adequada, ou seja, dentro de um contexto e mantendo sempre a coerência daquilo que está sendo escrito.

Sendo assim, veja se é necessário inserir alguma citação e qual é a melhor maneira de abordar a alusão histórica que você deseja apresentar na sua produção textual.

Por que as alusões históricas elevam a nota da redação?

O uso das alusões históricas para redação ajudam muito na nota, pois além de ganhar pontos no quesito argumentação da competência 4, você também demonstra que têm um repertório sociocultural e senso crítico, garantindo, portanto, pontos nas competências 2 e 3.

Baixe gratuitamente a folha de redação guiada do Projeto Redação e entenda tudo o que o seu texto precisa ter para receber a nota 1000

Exemplos de alusões históricas para redação

1. Grécia Antiga

A Grécia não foi só uma cultura unificada e com uma política centralizada a qual conhecemos hoje. Tratam-se de comunidades que compartilhavam costumes, política, linguagem e filosofia. Áreas com grande influência hoje em toda a cultura mundial.

A democracia era a forma de governo vigente e os habitantes que cultuavam a música e as artes em geral, como cerne de cultura e beleza, acreditavam que todos eram capazes de socializar o bem comum. 

Vale lembrar, ainda, que a economia grega se baseava em produtos artesanais. Os gregos compartilhavam o próprio cultivo e levavam suas colheitas ao mercado local gerando, assim, um comércio mais democrático. Com essa alusão, também é possível ampliar para citações de filósofos importantes, como Sócrates, Aristóteles e Platão.

2. Idade Média

A Idade Média foi um período da história da Europa entre os séculos V e XV, também conhecida como Idade das Trevas, pelos humanistas do século XV e XVI. Essa fase medieval foi dividida em duas partes: 

  • Alta Idade Média;
  • Baixa Idade Média. 

Na Alta Idade Média, o Império Romano do Ocidente enfrentava graves crises, que favoreceram a invasão do império por diversos povos. Os francos constituíram o reino mais poderoso da Europa Ocidental. Já na Baixa Idade Média, a Europa começou a ter crescimento demográfico, fazendo ressurgir o comércio.

3. Revolução Industrial

A Revolução Industrial aconteceu na Europa durante os séculos XVIII e XIX. A principal mudança trazida por esse período foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e o uso das máquinas. 

Apesar de até o século XVIII a população europeia ter o campo como o seu meio de produção e dominar o processo produtivo, países como a França e Inglaterra possuíam manufaturas. Diante do novo cenário, os trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho. 

4. Primeira e Segunda guerras mundiais

Essas duas guerras deixaram uma grande devastação, foram milhares de mortos e feridos, além de cidades destruídas, prejuízo econômico e demais perdas vivenciadas pelos países envolvidos. Na Alemanha, os nazistas mandaram para os campos de concentração milhares de pessoas, em sua maior parte judeus. 

5. Ditadura Militar no Brasil

A Ditadura Militar no Brasil aconteceu entre os anos de 1964 a 1985 e foi marcada por seu caráter autoritário. O golpe teve início quando o presidente João Goulart foi retirado do poder, acusado de ser comunista. 

Durante o período militar houve a utilização de Atos Institucionais, normas e decretos estabelecidos com o intuito de impor decisões para garantir a permanência dos militares no poder.

Ao total foram 17 atos, porém o mais conhecido foi o AI-5, emitido pelo presidente Artur da Costa e Silva. Isso resultou na perda de mandatos de parlamentares contrários aos militares, com intervenções ordenadas pelo presidente nos municípios e estados e também na suspensão de garantias constitucionais que resultaram na institucionalização da tortura, comumente usada como instrumento pelo Estado.

Dicas para utilizar as alusões históricas

Uma das dicas antes de usar as alusões históricas para redação é procurar textos que receberam excelentes notas nos exames e verificar na prática como elas foram utilizadas. Aproveite para observar tudo que foi avaliado e bem-visto pelos avaliadores para se dar bem na hora de escrever a sua redação.

Assim, você saberá utilizá-la na introdução, por exemplo, onde ela vai servir para apresentar um problema. Esse resgate do passado pode ajudar a justificar um problema no presente.

Caso você queira utilizar a alusão no desenvolvimento, a recomendação é construí-la logo no primeiro argumento, para que assim você consiga explicar nas próximas linhas como ela se relaciona com os exemplos a serem descritos.

Outra dica é não confundir alusão com citação. Assim, é importante saber que na citação deve-se fazer referência a um texto específico que precisa ser mencionado entre aspas e com os créditos ao autor. Por sua vez, na alusão, você deve recorrer ao seu próprio conhecimento. Além de fatos históricos, é possível aludir a leis da física, teorias matemáticas, conceitos e tantas outras informações de outras áreas do conhecimento.

Por fim, a última dica para aprender a utilizar as alusões históricas para redação de forma correta é praticando a sua escrita. Você pode utilizar plataformas online que oferecem pacotes de correção de redação. Assim, suas produções receberão comentários de especialistas indicando como melhorar seu texto! Isso fará com que você aprimore seus pontos fracos e passe a desenvolver seus argumentos de forma correta.

E aí? Gostou de aprender sobre as alusões históricas para redação? Para saber mais sobre o assunto, que tal ler nosso próximo artigo sobre os benefícios de se fazer um curso de redação online?

[E-book Gratuito]

Quer garantir a sua vaga dos sonhos? Confira 15 dicas imperdíveis para escrever uma redação nota 1000!

Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infantis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000