Blog Projeto Redação

Abandono de incapaz em questão no Brasil [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Os casos de abandono de incapaz ainda não relativamente comuns no Brasil. Devemos lembrar que essa situação não está relacionado à idade, mas à capacidade psíquica e motora do indivíduo se defender.

Para discutir as causas dessa problemáticas e te ajudar a pensar em argumentos consistentes sobre o tema, trouxemos um exemplo de redação sobre “Abandono de incapaz em questão no Brasil”.

Exemplo de redação sobre o tema: Abandono de incapaz em questão no Brasil

O Código Penal brasileiro prevê, em seu artigo 133, que abandonar um indivíduo que está sob o seu cuidado, guarda ou vigilância é crime e acarreta pena ou detenção, de seis meses a três anos. Conquanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a quantidade de pessoas incapazes em situação de abandono no Brasil. Diante do exposto, depreende-se [1] discutir sobre os fatores causais da problemática, nos quais se destacam a falta de creches e a negligência do responsável. [8]

Em uma primeira análise, convém ressaltar que muitos pais precisam trabalhar e não tem onde deixar os filhos. Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 11,8 milhões de crianças de 0 a 3 anos no país e apenas 3,1 milhões de matrículas em creches nessa faixa etária. A falta de vagas somada a uma extrema pobreza [2] obriga os responsáveis a deixar os filhos sozinhos para garantir o sustento. Como prova disso, pode-se ressaltar o caso do menino Miguel, de apenas cinco anos de idade, que faleceu após cair do 9° andar de um prédio enquanto a mãe trabalhava. Nesse sentido, cabe ao governo cumprir com suas funções constitucionais e garantir o direito de educação.

Por outro lado [6], é importante salientar que muitos pais são irresponsáveis. Em muitos casos, os responsáveis saem de casa para consumir bebidas alcoólicas e deixam a criança sozinha. Como exemplo disso, tem o caso da Ana Carolina, de Praia Grade [4], uma menina deficiente física que morreu engasgada, enquanto a mãe estava em uma balada. No entanto, essa morte não pode ser considerada um caso isolado, visto que, segundo dados publicados pelo Ministério da Saúde, quase quatro mil crianças morrem todos os anos vítima de acidentes em casa, sem a presença dos pais. [3] Nessa perspectiva, é importante que os três poderes dialoguem para que sejam criadas leis mais severas que protejam o incapaz.

Portanto, indubitavelmente, medidas são primordiais para resolver esse problema. Logo, cabe ao Governo Federal, junto ao Ministério da Educação, promoverem a construção de mais escolas de tempo integral, principalmente em regiões mais pobres, por meio de dados de pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontará os locais mais apropriados para a construção. Paralelo a isso, é necessário que tenha critérios de priorização, com finalidade de ofertar vagas para pais que realmente precisam e estão devidamente cadastrados no programa Baixa Renda e Bolsa Família. Posto isso, as crianças ficarão seguras enquanto o responsável trabalha e o número de abandonados irá diminuir. [5] [7]

Que tal fazer um minicurso de redação gratuito com videoaulas, material didático teórico e exercícios?

Matricule-se na oficina do Projeto Redação e rumo à #nota1000

Comentários sobre a redação

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta

[1] “a necessidade de…”

[2] Entre vírgulas.

[4] Revise.

Competência II – Compreender a Proposta

[8] Boa tese!

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos

[3] Excelente argumento.

Competência IV – Conhecer mecanismos linguísticos para a construção do texto

[6] Bom uso de conectores.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema abordado

[5] Proposta completa.

Outros

[7] Parágrafos proporcionais.

Comentário final

Trabalho bem desenvolvido. Continue a praticar e boa sorte 🙂

Nota: 960.

Se você também quer escrever sobre o tema “Abandono de incapaz em questão no Brasil” e receber comentários sobre o seu texto, contrate um dos nossos planos de correção!

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino. Gosta de fazer tudo ouvindo música.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000