Blog Projeto Redação

A importância da agricultura familiar no Brasil [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A agricultura familiar corresponde à produção agropecuária de pequenos produtores e oferece uma série de benefícios para a sociedade. Hoje, trouxemos um exemplo de redação sobre: A importância da agricultura familiar no Brasil.

Exemplo de redação sobre o tema: A importância da agricultura familiar no Brasil

Hodiernamente, muita pouca relevância é dada para as famílias que sobrevivem criando bens do setor primário da economia brasileira. Segundo o IBGE, apesar de 70% dos produtos alimentícios que circulam no país serem oriundos de produções familiares, apenas 20% das terras disponíveis para plantio são destinadas a esse tipo de cultivo. [1] Sabendo [11] disso, é preciso pôr em destaque as principais causas desse problema: a existência de vários latifúndios e a falta de representatividade desse grupo no Congresso Nacional. [2]

Em primeiro plano, os grandes latifundiários, donos de 80% de todas as terras agricultáveis [3], de acordo com o IBGE, além de não contribuírem em grande escala para prover alimentos aos cidadãos do país, possuem milhares de quilômetros de área improdutiva. Conforme o site “O Globo”, mais de 175 milhões de hectares que poderiam estar produzindo alimentos estão completamente abandonados. Nesse contexto, a agricultura familiar é fortemente prejudicada, uma vez que muitas famílias que poderiam ter sua própria terra para viver e contribuir com a economia não o fazem pela falta dessa oportunidade [9] em decorrência da concentração dessas terras nas mãos de poucas pessoas. [8] Portanto, faz-se necessária uma reforma agrária drástica para a diminuição dessa desigualdade.

Ademais, a força política atrelada às famílias donas de pequenos cultivos é tão insuficiente que até hoje é basilar a atuação de movimentos sociais, como o Movimento Sem Terra(MST) para representá-los perante a sociedade. A título de exemplificação, pode se ressaltar o golpe militar de 1° de abril de 1964, o qual ocorreu, majoritariamente, pela influência dos latifundiários na política brasileira, visto que, alguns dias antes, o ex-presidente João Goulart anunciou, em um comício, seus planos de distribuição das terras improdutivas. [4] Logo, é fundamental que haja a fomentação do poder político dessa parcela tão importante para o país tupiniquim.

Diante disso, é notória a urgência para que a agricultura de famílias rurais finalmente tenha sua importância. Para tal, é imprescindível que, [5] o Ministério da Agricultura, por ser o maior responsável pela administração das terras agrícolas, implemente, por meio da divisão das glebas rurais improdutivas para famílias que estão precisando dessas para sobreviver, um protocolo nacional que demonstre como todas as plantações devem ser manejadas, visando [10] a maximização qualitativa da produção. [6] Assim, a redução da ineficiência das terras improdutivas, assim como o crescimento do modelo de agricultura familiar, será iminente. [7] [12]

Baixe gratuitamente a folha de redação guiada do Projeto Redação e entenda tudo o que o seu texto precisa ter para receber a nota 1000

Comentários sobre a redação

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta

[5] Retirar vírgula.

[10] Evite gerúndios.

[11] Evite gerúndios.

[12] Ótimo domínio da norma culta.

Competência II – Compreender a Proposta

[1] Boa contextualização para iniciar a produção.

[2] Ótimo, apresentou logo na  introdução a tese a ser defendida.

[4] Você demonstra um repertório cultural muito amplo, trazendo informações de várias áreas do conhecimento.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos

[3] Muito bem, esses dados dão credibilidade ao argumento.

[8] Argumento muito bem estruturado, com embasamento e defesa sólida de um ponto de vista.

Competência IV – Conhecer mecanismos linguísticos para a construção do texto

[6] Evite períodos longos.

[9] “Pela falta dessa oportunidade, QUE DECORRE…”. É melhor estruturar o período assim, pois evita ambiguidades. Tente usar mais vírgulas e sinais de pontuação.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema abordado

[7] Ótima proposta de intervenção, pois resolve os problemas apresentados e contém todos os 5 elementos essenciais.

Comentário final

Bons estudos!

Nota: 960.

Para escrever sobre “A importância da agricultura familiar no Brasil” e receber comentários sobre o seu texto, contrate um dos nossos planos de correção!

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino. Gosta de fazer tudo ouvindo música.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000