Blog Projeto Redação

Rascunho: sua função na prova de Redação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Rascunho: sua função na prova de Redação

Olá! Como você está?

Em nossas últimas postagens, vimos alguns caminhos que devem ser percorridos por você até chegar, de fato, na escrita de seu texto. Hoje, iremos tratar do próximo passo: o rascunho.

Você se lembra das etapas?

  1. Ler as instruções da prova.
  2. Ler atentamente os textos motivadores e a proposta de redação.
  3. Destacar as palavras-chave.
  4. Anotar as ideias que forem surgindo em um cantinho da prova.
  5. Elaborar, a partir dessas ideias, um projeto de texto.

Você já sabe que tanto as ideias quanto o projeto de texto devem ser elaborados de maneira objetiva, por isso, é preciso utilizar tópicos ou frases curtas, pois, assim, você não perde muito tempo.

Esses tópicos serão desenvolvidos no próximo passo: no rascunho. Você terá em sua prova uma folha como essa:

E é nessa folha específica que você deverá fazer o seu rascunho.

Você sabe qual a importância do rascunho?

O rascunho é a primeira versão do texto e deve ser feito na folha indicada. Nesse caso, as ideias presentes no projeto são desenvolvidas, por meio de períodos longos, constituindo os parágrafos.

O rascunho é muito importante para ver o texto como um todo, analisar se a estrutura do texto dissertativo-argumentativo foi respeitada, se houve a defesa do ponto de vista, se todas as exigências foram cumpridas e para fazer as mudanças necessárias antes de se passar o texto para a folha oficial.

A elaboração do rascunho também funciona como um momento de correção do texto por você mesmo, em que você irá conseguir identificar e eliminar os problemas encontrados.

Por isso, logo após produzir o seu rascunho, leia com atenção o que foi escrito, observe se há alguma incoerência, se todas as suas ideias ficaram claras, se há algum desvio gramatical, e, somente depois dessa análise minuciosa, você passa ‘a limpo’ o rascunho, ou seja, depois disso, você copia o texto para a folha oficial com as modificações feitas.

Pode parecer que você irá perder muito tempo fazendo todo esse processo, mas, com a prática, ou seja, fazendo disso um hábito de sua escrita, tudo ficará mais prático, rápido e te ajudará muito a produzir um texto dentro daquilo que a banca espera e, consequentemente, te ajudará a alcançar uma excelente nota na prova de Redação do Enem.

Esperamos que tenha gostado de nossas dicas.

Até a próxima publicação!

Julio Sousa

Julio Sousa

Macapaense, empreendedor e programador. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e co-fundador do Projeto Redação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000