Blog Projeto Redação

A banalização das cirurgias plásticas na sociedade contemporânea [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

As cirurgias plásticas ainda são muito recorrentes no século XXI, apesar dos riscos de se submeter a procedimentos estéticos em busca do corpo perfeito. Sabendo disso, trouxemos um exemplo de redação sobre “A banalização das cirurgias plásticas na sociedade contemporânea” para discutir as causas dessa problemática.

Exemplo de redação sobre o tema: A banalização das cirurgias plásticas na sociedade contemporânea

Em “O Auto da Barca do Inferno”, Gil Vicente, o pai do teatro português, tece uma crítica ao comportamento vicioso do século XVI. Fora da ficção, o Brasil do século XXI demonstra as mesmas conotações no que se refere às cirurgias plásticas na sociedade contemporânea [2], visto que, infelizmente, foi transformado em algo banal e compulsório. Diante dessa perspectiva, torna-se [1] evidente como causas a falta de conhecimento e o padrão de beleza perante as redes sociais.

Nesse cenário, ressalta-se que há, no Brasil, uma evidente falta de informações sobre cirurgias plásticas, que impulsiona a banalização. Sob esse viés, o filósofo Schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. Desse modo, para que um problema como a banalização das cirurgias plásticas na sociedade contemporânea seja resolvido, faz-se necessário ampliar o campo de visão a partir das informações. Entretanto, essa pauta não vem sendo debatida nas escolas, nas redes sociais e nem nos canais de televisão, o que diminui consideravelmente a chance de resolução. Logo, é notória a importância das informações, visto que a falta delas aumenta a banalização das cirurgias plásticas.

Ademais, a banalização das cirurgias plásticas na sociedade contemporânea provém da padronização da beleza nas mídias sociais. Para Rupi Kaur, “A [4] representatividade é vital”. A poetiza [5] ilustra sua tese fazendo alusão à uma borboleta que tenta ser mariposa por estar rodeada delas. Fora da poesia, verifica-se que a questão do aumento de procedimentos estéticos é fortemente impactada pela ideia do belo construído nas redes sociais. Diante dessa realidade, pessoas comuns não se encontram em meio a tantas blogueiras com sua estética padronizada e modificada pelas cirurgias plásticas e buscam o perfeito criado artificialmente. Tal quadro banaliza os procedimentos de alto risco, visto que mais pessoas se sentem pressionadas com seus corpos naturais, o que agrava essa situação abominável. [3] [8]

Portanto [6], medidas são necessárias para resolver a desinformação. Para que isso ocorra, é preciso que o Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Federal de Psicologia do Brasil, desenvolva palestras em escolas, a serem webconferenciadas nas redes sociais desses órgãos, por meio de entrevistas com vítimas de cirurgias mal feitas ou que deram errado e médicos especialistas no assunto, com o objetivo de trazer mais lucidez sobre o tema. É possível, também, criar uma “hashtag” para identificar a campanha e ganhar mais visibilidade, a fim de conscientizar a população sobre o perigo das cirurgias plásticas. Dessa maneira, o comportamento vicioso do século XVI do livro Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente não se aplicará mais ao século XXI. [7]

Baixe gratuitamente a folha de redação guiada do Projeto Redação e entenda tudo o que o seu texto precisa ter para receber a nota 1000

Comentários sobre a redação

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta

[1] Revise concordância.

[4] Use minúscula.

[5] Revise grafia.

Competência II – Compreender a Proposta

[1] Boa tese.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos

[3] Excelentes reflexões.

Competência IV – Conhecer mecanismos linguísticos para a construção do texto

[6] Bom uso de conectores.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema abordado

[7]  Proposta completa.

Comentário final

Trabalho organizado. Continue a praticar e chegará longe. Boa sorte 🙂

Nota: 960.

Para escrever sobre “A banalização das cirurgias plásticas na sociedade contemporânea” e receber comentários sobre o seu texto, contrate um dos nossos planos de correção!

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino. Gosta de fazer tudo ouvindo música.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000