Título da redação:

Dependendo das circunstâncias

Tema de redação: O uso de celular em sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?

Redação enviada em 28/07/2016

Com o advento da Revolução técnico-cientifica e, posteriormente, da globalização houve a inserção dos meios digitais de comunicação no cotidiano de muitas pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, atualmente cerca de 54,9% da população brasileira já tem acesso à internet, destes, 80,4% usam celulares como meio de acesso. Contudo, apesar da enorme abrangência de tais meios existem alguns fatores que geram especulação, como o uso destes aparatos tecnológicos em ambientes escolares e as consequências para os estudantes. Diante disso, vê-se que "smartphones" podem ser auxiliais na aprendizagem, mas também podem ser fatores de distração, dependendo, portanto, do momento e do motivo do uso. Primeiramente, observa-se que o uso de tecnologia em salas de aula pode ser uma excelente alternativa para reforçar e aprimorar a qualidade do ensino, desde que, seja utilizada de forma correta. Existem aplicativos destinados aos estudos como Hora do Enem e Projeto Redação, por exemplo, e que são grandes aliados no desenvolvimento das aulas. Além disso, o uso adequado de celulares proporciona um conforto maior aos estudantes e serve como motivador para o desempenho das atividades. Em segunda análise, percebe-se que o uso indevido dos celulares é notável, com o acréscimo de redes sociais, jogos e demais aplicativos, vê-se a dificuldade de controle e restrição dos mesmos. Consequentemente, quando essas ferramentas digitais são usadas sem moderação, em horário inapropriado podem surgir transtornos psicológicos, diminuição do rendimento escolar, acumulo de atividades, além da diminuição da concentração. Entende-se, portanto, que a utilização de instrumentos digitais em ambientes escolares pode ser muito benéfica, desde que, coordenada e monitorada por professores para que os locais sejam ideais. Ademais, é papel do Estado: proporcionar atividades que transmitam aos educadores informações indispensáveis para a ideal utilização dos celulares, entre outros instrumentos digitais, em salas de aula. Além disso, alunos devem acatar as decisões das escolas quanto aos horários e locais do manuseio, destarte a inclusão dos celulares nesses ambientes se torne eficaz no auxilio ao aprendizado e não ferramenta de distração.