Título da redação:

A ostentação do consumismo na sociedade

Tema de redação: A ostentação e o consumismo.

Redação enviada em 02/05/2015

O consumismo e ostentação de produtos são características marcantes na sociedade. Empresas multinacionais investem cada vez mais em tecnologias para que assim os consumidores fiquem instigados a comprar sempre o produto mais tecnológico e mais caro para poder ter um status. E junto com elas, os meios de comunicação são amplamente usados das mais variadas maneiras para induzir os consumidores a comprar mais. Dessa maneira, as pessoas passaram a ser julgadas de acordo com o que se vestem e os produtos que usam. Além disso, estilos musicais tem nascido com base na ostentação, fazendo com que milhares de jovens sejam influenciados por essa moda. Na sociedade capitalista, vestir roupas de marcas, possuir produtos de alta tecnologia e ter carros que custam milhões são os sonhos da maioria da população. Com isso empresas, buscando maior lucro, tem expandido sua atuação para vários países, e além disso investem pesadamente em novas tecnologias, para que assim produtos que hoje são considerados de última geração, daqui um ano no máximo se tornem obsoletos e as pessoas tenham que comprar outros por causa do status na sociedade. Os veículos de informação tem um papel fundamental no consumismo, pois, através de comerciais, filmes e novelas eles induzem a população que aquilo que se é mostrado, é o que deveria acontecer na vidas dessas pessoas. Seja tendo um carro caro, usar roupas, sapatos e bolsas de marcas, viajar por vários lugares, e assim as pessoas buscam essa vida de consumismo. Começam a querer cada vez mais para poder comprar, e muitas vezes deixando de ter serviços básicos como a saúde para comprar um celular de última geração. E utilizando esses veículos de comunicação, a industria musical tem lançado novos segmento como: sertanejo ostentação e funk ostentação. Onde em videoclipes ter o carro, roupa e celular mais caro é o que vale. E junto com isso, as letras das músicas fala de uma realidade que muitos nao fazem parte, onde os mais influenciados por isso são jovens. Portanto, o consumismo e a ostentação tem vivido seu auge. Empresas buscam ter maior lucro, dessa maneira sempre inventam algo para novo e as pessoas acabam comprando para manter seu status. Veículos de comunicação que muito utilizado para propagar esse consumismo, deveria junto com ONGs realizar campanhas mostrando que ter algo não é tudo, que ao invés de gastar milhares de reais em algo, ajudar pessoas necessitas faz você se sentir bem. E escolas deveriam ensinar os jovens, através de projetos sociais que o mais importante é ter educação do que um bom celular ou roupas de marcas.